terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Por trás de seus olhos, de Sarah Pinborough



  • Formato(s) de venda: livro, e-book 
  • Tradução: Alexandre Raposo 
  • Páginas: 352 
  • Gênero: Ficção 
  • Formato: 16 x 23 x 1,7 
  • Lançamento: 08/08/2017

Por trás de seus olhos é aquele livro que nos traz uma história surpreendente, com reviravoltas que, mesmo esperada e ansiada a todo capítulo, nunca é o que imaginamos. Temos três narradores personagens que se alternam ao longo do livro, em que, em determinados momentos julgamos ser a "vítima ou carrasco", cada vez mais nos surpreendendo conforme suas personalidades e ações se aprofundam e vamos desvendando o papel de cada um na trama.

A história gira em torno de Adele, Louise e David e, conforme avançamos na leitura, pensamos compreender para onde a história caminha, nossos sentimentos se confundem ao tentarmos entender o que cada um deles é como pessoa, quais são as características de personalidade e qual era verdade de cada um, porque agem e pensam daquela forma.

É intrigante a forma em que cada página que avançamos nos confunde mais ainda ou nos leva a pensar que estamos entendendo tudo, quando tal fato não é verdade e, mesmo assim, ao terminar de ler, o ar nos falta e temos que reler o primeiro parágrafo e os dois últimos parágrafos para entender o que aconteceu  (foi o que eu fiz) e como a autora foi genial ao criar a história e enveredar pelo caminho escolhido pela escrita e imaginação dela. É daqueles livros que você ama ou odeia, não há meio termo, creio eu e, ainda não li nenhuma opinião criticando negativamente o livro.

Não estou dizendo que a narrativa é perfeita, é um thriller psicológico digno do gênero, melhor do que andamos consumindo na leitura e ficaria muito bom em um filme, até mesmo li que existem filmes com a trama semelhante, porém nunca os assisti e gostaria de ver esse na tela.

Sendo ficção, devemos estar com a mente aberta para o que está por vir, seu desfecho pega todos de surpresa, mesmo sabendo que devemos prestar atenção em tudo, não estamos preparados para o que vem, nem chegamos perto de como a autora finaliza a história e é tão emocionante que não vi spoiler em nenhuma resenha, eu tentei de todas as formas adivinhar o que viria, mas não deu, não cheguei nem perto.

Recomendo a leitura para quem gosta de teorizar porque isso é possível de ser feito e, com isso, a narrativa nos consome deixando um gosto de “quero mais” para obras semelhantes porque nela mesma não cabe continuação, deixe a sua imaginação fluir, nem ela dará conta do arrebatamento causado pela história.

Sarah Pinborough é autora premiada e aclamada pela crítica. Tem diversos romances publicados, roteiros escritos para a BBC e vários projetos televisivos em desenvolvimento. Por trás de seus olhos, seu livro de estreia na Intrínseca, alcançou o topo das listas de mais vendidos do Sunday Times e do The New York Times e teve os direitos de publicação negociados para cerca de vinte países.


Nenhum comentário:

O novato do colegial

  AVISO LEGAL Alguns dos personagens encontrados nesta história e/ou universo não me pertencem, mas são de propriedade intelectual de seus r...