sábado, 19 de maio de 2018

Considerações sobre a série Thirteen reasons why

Terminei a série agora e não é uma série para adolescentes, não é uma série para adultos, é uma série que toda família deveria assistir e conversar sobre. Como nos tornamos tão individualistas a ponto de não perceber o que acontece ao redor, com as pessoas em nosso trabalho, em nosso lazer, em nossa casa, que encontramos na rua, que nos atende na padaria, que nos pergunta as horas? Como não percebemos o olhar aflito, o pedido de socorro, que o outro ao nosso lado vive/sente e grita? Por que não partilhamos o que sentimos? Por que temos vergonha do que sentimos, vivemos, por que sentimos vergonha de dançar, gargalhar ou chorar?
Quem procurar qualidades na série com a intenção de analisar uma obra em termos técnicos tipo cenário, cores, trilha sonora, enredo, personagens, critérios que desconheço talvez encontre mil defeitos, mas tenho certeza que a série deixará sua marca, pois fala de assuntos que são tabu em pleno século XXI, fala de sonhos, paixões, solidão, incompreensão, ansiedade, homofobia, homossexualidade, racismo, intolerância, depressão, suicídio, daquela desolação que sentimos em muitos momentos da vida e que não há ninguém capaz de nos ajudar, de ouvir, ao menos, sem julgar, alguém que nos escute sem fazer comparações ou usando nossa dor para nos afundar com gestos, palavras que nos consomem e como os jovens atualmente dizem e com propriedade: "chorar debaixo do chuveiro, no escuro, em posição fetal", imagino que seja um dos mais altos sinais de solidão imaginar um quadro assim e quem nunca?
Quando soube que teria uma segunda temporada, achei que seria impossível ter uma continuação digna da primeira e conseguiram! A segunda temporada é tão boa e tão crua quanto a primeira e deixa um gancho que garante a terceira, achei isso incrível! Um desejo de "quero mais". A trilha sonora é maravilhosa e só por ela já vale a pena assistir.
Seus personagens são diversos, temos adultos e adolescentes, mas seus conflitos são de todos nós independente de idade,  até mesmo seus "vilões" são humanizados a ponto de sermos capazes de compreender suas ações, mesmo que discordemos. Sempre me impressiona a capacidade (é isso é explícito na série) que muitos possuem de, ao amadurecer, esquecer como é ser adolescente, como é querer fazer parte, se apaixonar, as primeiras experiências e as perdas e rotula tão facilmente as crianças e seguem como aprenderam, a rotular e ser rotulado, de distorcer a verdade de acordo com o que lhe convém e como acredito que tudo o que somos e fazemos nos perseguem pela vida toda, acredito que dependa de cada um crescer ou esmorecer, aliás, depende também de quem ainda é capaz de uma gentileza, empatia, compaixão, de alguém que diga "Estou aqui se precisar".
Vamos ouvir mais e falar menos, o mundo precisa desta gentileza, desta leveza, desse gesto de amor, de apreciar o simples com toda intensidade que a vida merece porque ela passa rápido, clichê eu sei, porém, fato!

Nenhum comentário:

O novato do colegial

  AVISO LEGAL Alguns dos personagens encontrados nesta história e/ou universo não me pertencem, mas são de propriedade intelectual de seus r...