terça-feira, 19 de outubro de 2010

Tendências pedagógicas

Atualmente percebo um retorno à pedagogia do Johann Pestalozzi (1746-1827) quando me deparo com as condições em que se desenvolvem o Projeto Federal Mais Educação, os alunos em período integral na escola e, pessoalmente, concordo com ele quando fala em executar uma metodologia em que a disciplina não possa ser obtida através da coerção, punição ou recompensa, este é o princípio da corrupção, infelizmente, na sua época, a Igreja era dominante e não estava interessada na educação do povo.




Friedrich Froebel (1782-1852) voltou-se para a educação na primeira fase da infância, utilizando jogos como meios de educar crianças a partir dos estímulos visuais e sonoros, gosto e utilizo o sentar-se em círculos como meio de unidade da turma em qualquer idade, seja para discutir/brincar/estudar/divertir porque é observando que podemos aprimorar os planejamentos necessários para a utilização adequada do procedimento pedagógico, envolvendo os alunos, criando interesse porque nos basearemos em seu conhecimento e meio para educá-los.



Ovide Decroly (1871-1932), pedagogo belga produziu algumas ações das quais compactuo, mas de muitas discordo, acredito que o aluno deve ser orientado para o saber e não que ele seja capaz de sozinho, saber o que deve aprender, penso que devemos ensinar o aprender a aprender ao aluno, servindo como exemplo e, atualmente para que o ser humano tenha condições básicas de se alimentar, de se abrigar, de defender-se e procriar é necessária uma preparação profissionalizante, acredito que um conhecimento evoca outro, mas isto deve ser orientado e nem sempre é aproveitado. Também são importantes suas idéias sobre linguagens múltiplas, percebo serem complexas suas idéias e penso,como ele, que a escola deve partir dos interesses dos alunos (com orientação para a amplitude social), tenho medo dessa idéia de que do caos nasce a ordem, do todo para o particular, creio ser bem fácil perder-se no meio do trajeto e escapar do tema proposto para chegar à particularidade ambicionada.



Maria Montessori (1870-1952): tenho muita simpatia pela sua metodologia, entretanto, há o perigo da individualização, talvez, aparando algumas arestas, teríamos o método eficaz na construção do indivíduo social, mesmo porque no texto oferecido pelo curso afirma que, hoje em dia, trabalha-se o método Montessoriano em grupo e, inclusive, utilizei e utilizo o material dourado para ensinar as quatro operações para meus alunos e minha filha porque acredito que a criança, usando o concreto, consiga desenvolver o raciocínio lógico necessário ao desenrolar de suas vidas.



John Dewey (1859-1952) suas idéias são de grande valia para os educadores da atualidade, valorizando o pensamento do educando como um instrumento de crescimento e formação humana. Para a elaboração de problemas é vital que se problematize o tema a ser investigado e apreendido, estreitando relações entre a teoria e a prática, outra idéia importante de sua metodologia é a democracia, estimulando o educando a compartilhar as suas idéias, acreditando na sua capacidade de raciocínio, colocando a escola como uma sociedade miniaturizada conduzindo da simplicidade à complexidade, compreendi que devemos compartilhar a visão de mundo de cada um e construir algo melhor, afirmando que só a inteligência pode nos proporcionar autonomia.



Célestin Freinet (1896-1966) traz à tona a necessidade de envolvimento afetivo na relação educador-educando, fortalecendo a idéia de erro como tentativa de acerto, para não provocar no aluno a sensação de fracasso, desestimulando-o a prosseguir nos estudos e admiro sua coragem em divulgar suas idéias e métodos mesmo correndo perigo e indo para um campo de concentração; saiu de lá e retomou seus trabalhos porque acreditava piamente em seus ideais educacionais. Sua metodologia apresenta quatro eixos: a cooperação, comunicação, documentação e afetividade. Suas aulas em campo e seus cantinhos temáticos foram instrumentos já utilizados por mim, os cantinhos temáticos não deram certo, pois as salas de aulas são utilizadas nos três turnos e o cantinho sempre estava “diferente”, já as aulas-passeio dão certo quando há o conhecimento prévio do que deve ser observado para uma discussão posterior.



Paulo Freire (1921-1997), famoso por suas idéias acerca da educação, principalmente, a alfabetização do adulto, nos ensina que devemos partir de uma palavra geradora do meio em que o aluno vive para alfabetizá-lo, conscientizando-o de exercer sua criticidade diante dos fatos vivenciados, tirando a pose do professor sabe-tudo (o que nos levou a um redimensionamento mais humano, passíveis de dúvidas, erros e acertos), humanizando as relações entre professor e aluno sem perder sua autoridade orientando-o para a produção de conhecimento tendo como início a sua própria cultura levando-o a globalização social, dando a noção de que não existe verdade absoluta e que estamos em constante processo de mudança, tornando-nos eternos aprendizes.



Jean Piaget (1896-1980) Ele era biólogo e, como tal, estudou as fases de desenvolvimento das crianças e como se estrutura o conhecimento, suas fases e a forma de estimulá-las à construção da aprendizagem, e são de seus estudos que surgiu a teoria do Construtivismo, que, pelo menos para mim, chegou como modismo aqui no Brasil com muitos dizendo que trabalhavam assim, mas sem, de fato, saber como incorporar a teoria à prática, ele investigou sobre o egocentrismo infantil, afirmando que o pensamento infantil passa por quatro estágios de desenvolvimento.

É um dos mais comentados no meio educacional e suas idéias são discutidas e estudadas em todo mundo.



Fernando Hérnandez nos traz a teoria de se trabalhar com projetos que nasçam das dúvidas em sala de aula, mas é perigoso o dizer “trabalho com projetos” sem que aja um acompanhamento direcionado aos objetivos e além deles, se possível, anotando e ampliando a situação-problema para que aja aprendizagem, pensando em um projeto que abranja as disciplinas convencionais e que se explore o tema de todos os ângulos, mas ainda teremos aulas expositivas, seminários, debates, representações de situações reais instrumentalizando dos educadores para a melhoria na qualidade de ensino.

Outro fator que considero importante ao se trabalhar com projetos é a avaliação final feita pelos alunos e pelos professores revendo o que foi pesquisado e a contribuição que o tema trouxe para a vida dos educadores e educandos.



Lev Vygotsky (1896-1934) contribuiu para a educação ao elaborar sua teoria sobre a zona proximal e a intermediação do professor para levar o aluno ao conhecimento real e que isso ocorra de forma estimulante e não maçante a ponto de desestimular o educando.Desenvolver as habilidades requer apresentar o conhecimento que ligue o que o educando saiba ao que ele ainda não sabe através da mediação do professor.



Fiz uma análise de cada educador, destacando o que pensei ser relevante à forma de educar as pessoas e tenho que escolher um para o diálogo teórico no fórum, simpatizo muito com Paulo Freire que apresenta a teoria de que devemos partir de um tema gerador para alfabetizar e educar, entretanto associarei à Paulo Freire a importância de Fernando Hérnandez, pois, se encaixa em minha prática de trabalhar com projetos interdisciplinares partindo das dúvidas e do que o aluno ainda desconheça daquele conhecimento e que ele, depois, repasse a experiência à alguém, ampliando seu conhecimento ao partilhá-lo com alguém.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Software de Matemática


Na sala de Tecnologias, com a professora responsável pela sala Jussara Canazza de Macedo, os alunos do quinto ano B, período vespertino, tiveram uma aula sobre as quatro operações em um software de Matemática, aula esta que foi envolvente e aproveitável. Os alunos saíram satisfeitos e eu mais ainda por compartilhar com eles este momento de aprendizagem com o uso das tecnologias.

Show Ginasloucos


Foi um dia fantástico para os alunos da Escola Clori, a abertura foi feita com os hinos de Dourados, Mato Grosso do Sul e o Hino Nacional, em seguida, a Joice, do 9º ano, entusiasmou a platéia cantando em capela com o auxílio das colegas da sala como coral e, por fim, todos se envolveram e cantaram com ela, foi um sucesso, já antecipando o que estava por vir.

A principal atração da manhã foi o show dos Ginasloucos, acrobatas de basquete com manobras mirabolantes, de deixar a plateia de boca aberta, lembrando muito os Globetrotters dos anos 90, que brincavam com a bola de basquete como se fosse a coisa mais fácil de se fazer.

Os Ginasloucos foram a apoteose das apresentações até agora na escola no corrente ano, eles já ganharam no “Se vira nos trinta”, no Faustão e agora estão na final de um programa na SBT. Agradeço a professora Juliana Fantinato que tornou este sonho possível!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Atividades dos meus amados alunos do Quinto B vespertino


Nesta apresentação de slides reunimos três momentos significativos no 5º B:


-aula de leitura, que ocorrem duas vezes por semana e onde, para aqueles que pensam que o aluno não quer ler, eu sempre digo que precisa colocar o livro certo na mão dele, sem fazer cobrança e nem fazer com que ele encare a leitura como castigo ou obrigação;

-Aula na Sala de Tecnologias, assistindo um filme sobre superação de uma vida marcada pelo sofrimento de uma criança, um dos dez melhores contadores de história do mundo, Roberto Carlos Ramos, utilizando sua história de vida como exemplo de que tudo é possível, basta aproveitar as oportunidades;

-entrega de boletins para os alunos acima da média que, graças a Deus foram a maioria dos alunos, que Deus os abençoe pra que saibam usar estes conhecimentos em sua vida.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Desejo a vocês...

Desejo Primeiro



Desejo primeiro que você ame,

E que amando, também seja amado.

E que se não for, seja breve em esquecer.

E que esquecendo, não guarde mágoa.

Desejo, pois, que não seja assim,

Mas se for, saiba ser sem desesperar.

Desejo também que tenha amigos,

Que mesmo maus e inconseqüentes,

Sejam corajosos e fiéis,

E que pelo menos num deles

Você possa confiar sem duvidar.

E porque a vida é assim,

Desejo ainda que você tenha inimigos.

Nem muitos, nem poucos,

Mas na medida exata para que, algumas vezes,

Você se interpele a respeito

De suas próprias certezas.

E que entre eles, haja pelo menos um que seja justo,

Para que você não se sinta demasiado seguro.

Desejo depois que você seja útil,

Mas não insubstituível.

E que nos maus momentos,

Quando não restar mais nada,

Essa utilidade seja suficiente para manter você de pé.

Desejo ainda que você seja tolerante,

Não com os que erram pouco, porque isso é fácil,

Mas com os que erram muito e irremediavelmente,

E que fazendo bom uso dessa tolerância,

Você sirva de exemplo aos outros.

Desejo que você, sendo jovem,

Não amadureça depressa demais,

E que sendo maduro, não insista em rejuvenescer

E que sendo velho, não se dedique ao desespero.

Porque cada idade tem o seu prazer e a sua dor e

É preciso deixar que eles escorram por entre nós.

Desejo por sinal que você seja triste,

Não o ano todo, mas apenas um dia.

Mas que nesse dia descubra

Que o riso diário é bom,

O riso habitual é insosso e o riso constante é insano.

Desejo que você descubra ,

Com o máximo de urgência,

Acima e a respeito de tudo, que existem oprimidos,

Injustiçados e infelizes, e que estão à sua volta.

Desejo ainda que você afague um gato,

Alimente um cuco e ouça o joão-de-barro

Erguer triunfante o seu canto matinal

Porque, assim, você se sentirá bem por nada.

Desejo também que você plante uma semente,

Por mais minúscula que seja,

E acompanhe o seu crescimento,

Para que você saiba de quantas

Muitas vidas é feita uma árvore.

Desejo, outrossim, que você tenha dinheiro,

Porque é preciso ser prático.

E que pelo menos uma vez por ano

Coloque um pouco dele

Na sua frente e diga `Isso é meu`,

Só para que fique bem claro quem é o dono de quem.

Desejo também que nenhum de seus afetos morra,

Por ele e por você,

Mas que se morrer, você possa chorar

Sem se lamentar e sofrer sem se culpar.

Desejo por fim que você sendo homem,

Tenha uma boa mulher,

E que sendo mulher,

Tenha um bom homem

E que se amem hoje, amanhã e nos dias seguintes,

E quando estiverem exaustos e sorridentes,

Ainda haja amor para recomeçar.

E se tudo isso acontecer,

Não tenho mais nada a te desejar.



(Victor Hugo)

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Curso do MEC Aluno Integrado


Foi selecionado na Escola Municipal Profª Clori Benedetti de Freitas e em várias outras escolas municipais, dez alunos e o professores da sala de Tecnologias, da nossa escola a professora Jussara Canazza de Macedo e dez alunos participam do curso do MEC chamado Aluno Integrado que oferece 180 horas de estudo à distância. Estas fotos mostram o empenho e o entusiasmo com que participam coletivamente, cumprindo as tarefas designadas pelo curso. Parabéns e que Deus abençoe tanto empenho. Nossas crianças merecem!!!

Evento PROERD Formatura dos quintos anos


Estes fotos mostram o momento em que a coordenadora Nelci Vasconcelos, a professora coordenadora Andréia Vanzin e Rosângela Luz estavam preparando a decoração para a formatura do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), um programa do 3º Batalhão da Polícia Militar que previne contra as drogas e a violência as turmas do quinto ano das escolas de Dourados, Mato Grosso do Sul. Este trabalho tem sido realizado há vários anos e conta com o apoio da escola e da comunidade.

As crianças do pré ganham kit anticárie



A dentista Milena Lourenço Girotto entregou um kit de fio dental, pasta e escova de dentes para os alunos do pré, para que, durante as férias, eles não se esqueçam de continuar a cuidar da saúde bucal. Uma boa iniciativa de exemplo para todos!!!

Ensaio para o Desfile da Festa Julina


Foi animado o ensaio para o desfile para a festa julina, nestas fotos estão a professora Marlene Cardoso (Artes) e a coordenadora pedagógica Alciléia Marques Lima, que é a organizadora responsável por este evento, que ocorrerá dia 09 de julho do corrente ano.

Desenho artístico da Sophia Isabelly Oitavo A 2025

Me lembra alguém... rsrsrsrsrsr