domingo, 20 de junho de 2010

Projeto Copa do Mundo 2010




Copa do Mundo Objetivos
• Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas.
• Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país.
• Conhecer a história das copas.
• Identificar cada país e os dias que jogam.

Formulação dos Problemas
• Onde será realizada a Copa do Mundo?
• O que podemos observar nos grupos?
• Quais são as comidas e danças típicas dos países participantes?
• Você conhece algum desses países?
 Tempo da Atividade: Depende do ritmo da turma.
Material
• Material para fazer a viseira: cartolina, canetas, colas, etc.
• Hino Nacional.
 Temas Transversais
Ética e cidadania: Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem planejado , o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre... Que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos novas estratégias.
Meio ambiente: Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira).
Pluralidade cultural: Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós, brasileiros, herdamos. As colônias brasileiras nos países que sediam a Copa e colônias destes países no Brasil.
Sensibilização: Mostrar fatos aos alunos, ler textos ou exibir vídeos sobre as Copas.
Biblioteca: Leitura do texto: Jogo de bola (Cecília Meireles);
Leituras sobre as copas (jornais, revistas, livros);
Montar uma revistinha da copa com atividades desenvolvidas nas diversas disciplinas.
Ed. Artística: Viseira da Copa / Bandeirinhas para enfeitar a escola / Desenhos livres sobre a Copa.
Música: Rumo ao Penta (Pelé) .
Ed. Física:Organizar um jogo de futebol / As regras do futebol e a função de cada jogador./ Tipo de roupa adequada para a prática do futebol (uniforme). / Organização da fila e Posição adequada para cantar o Hino Nacional.
Vídeo: Franklin aprende a jogar bola (aborda a questão do preparo físico, a técnica – regras e a ação coletiva do grupo) Cartoon network – tv a cabo.
Português: O Hino Nacional.
A letra do hino enfatizando as palavras que as crianças mais erram;
Pesquisa no dicionário do significado das palavras mais difíceis;
Música da Copa;
Músicas de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol, bem como jingles antigos e recentes com o tema futebol.
Texto: Jogo de bola (Cecília Meireles);
Livros de literatura infantil (a verificar);
Entendimento e ilustração;
Atividades de escrita e leitura como cruzadinhas, caça-palavras, curiosidades, trava-línguas, etc.
Organização de Listas de nomes comuns no futebol, de nomes próprios (nome dos jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa;
Observar a língua falada nos países envolvidos na Copa, dando ênfase aos que sediam o campeonato e os que disputam diretamente com o Brasil;
Leitura de noticiários diários – textos jornalísticos;
Matemática:
Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Penta (bem como tetra, tri, bi-campeão).
Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semi final e final.
Quantidade de jogadores num jogo de futebol.
Os reservas da seleção (função).
Agenda da copa.
Análise do placar dos jogos do Brasil.
O comércio que envolve a Copa (bandeiras, camisetas, apito, etc...).
Liga pontos.
História e Geografia:
História das Copas;
Sede da Copa;
Curiosidades sobre a vida das pessoas do país onde ocorre a Copa. (usos e costumes);
Localização no mapa da sede da Copa;
Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários;
A Bandeira Brasileira;
As bandeiras dos países que estão sediando a Copa;
As bandeiras dos demais países;
Falar que todos os países tem o seu Hino Nacional;
Mãos de obra temporária que surge em razão da copa;
O respeito às demais seleções;
Reforçar o espírito patriótico;
Retrospectiva das Copas.
Ciências:
A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso;
O exame anti-doping; Campanha anti-drogas (na historia das copas, esta foi a única que até o momento todos os exames anti-doping obteve resultados negativos);
O fumo e o álcool: são incompatíveis com a prática de esportes;
Os valores nutricionais de alguns alimentos;
Dicas para uma dieta bem equilibrada para as crianças;
Montar com as crianças um cardápio;
Cuidados com os fogos e balões.
Conclusões e Aplicações
Participação individual e em grupo em cada etapa de trabalho.
Elaboração das pesquisas, de cartazes, ensaio das coreografias, etc.


Este e outros projetos são compartilhados no endereço acima, vale a pena fazer uma visitinha para refrescar a dinâmica docente e melhorar o nível da aprendizagem na educação escolar.

Nas letras da música

Nas letras das músicas *º ano A e B 2017 de Rosângela Ferreira Luz